Congresso Lusocom 2018 - Maputo
Apresentação
A Direcção da LUSOCOM e ACICOM organizam em Maputo nos dia , 29 e 30 de Novembro de 2018, o décimo terceiro Congresso da LUSOCOM que se realiza em Moçambique.
Depois de Praia, Cabo Verde, em 2016, onde se discutiu "Cibercultura, regulação mediática e cooperação", este encontro terá como tema específico: Comunicação e informação para o Desenvolvimento. Com ele pretende-se congregar docentes e investigadores de Ciências da Comunicação para identificar campos de interesse comuns, sublinhar singularidades e idiossincrasias e explorar eficazmente caminhos de cooperação e de intercâmbio, sempre com a preocupação de promover o rigor e a qualidade.
Além do sistema eficaz de gestão de informação, Moçambique deveria ter
transitado do sistema analógico para o digital de transmissão da rádio e televisão. O objectivo mundial é mudar a forma como os cidadãos deverão aceder aos serviços de radiodifusão. Este processo apresenta muitas vantagens e oportunidades, mas também tem muitos desafios.
Face às mudanças do sistema da radiodifusão digital e de gestão de informação pública , os produtores de conteúdos e as autoridades reguladoras são chamadas ao debate sobre dois grandes temas : i) Rádio e Televisão Digital e os Desafios de Produção Audiovisual ; ii)
Protecção dos Valores Socioculturais e o Desenvolvimento da Qualidade e Diversidade de Conteúdos.
Além de dois painéis de especialistas e individualidades convidadas, funcionará um conjunto de sessões centradas em torno de um tema, as quais se propõem como um espaço de apresentação e debate de projectos e de resultados de pesquisas em curso ou recentemente terminadas, no campo das ciências da comunicação e de informação
Local: Complexo Pedagógico da Univesidade Eduardo Mondlane – Maputo-Moçambique
Data: 29 – 30 de Novembro de 2018